Oct15

Diga-me: você já ouviu falar de algum lugar chamado Praia da Lagoinha? Certamente muitas pessoas não conhecem, mas Ponta das Canas, com certeza, você já foi ou ouviu falar. Ponta das canas fica no extremo norte da ilha de Florianópolis. Este paraíso está localizado em Ponta das Canas – Florianópolis/SC e O lugar sonhado para desfrutar suas férias.

O acesso à praia da lagoinha do Norte como conhecida é por via terrestre pela Rod. Luiz Boiteux Piazza que se inicia em Canasvieiras e termina na praia Brava, outro dois pontos  tradicionais  de turismo em Florianópolis.

Rodeada de belezas exuberante o balneário da praia da Lagoinha tem tudo que sua família necessita: hotel, restaurantes pé na areia, diversões náuticas e aéreas, praia de ondas suaves ideais para famílias com crianças.

A praia da Lagoinha, também conhecida como Lagoinha do Norte, assim como todas as praias da região Norte da Ilha, é uma das preferidas dos turistas argentinos e uruguaios.

Na praia e seu entorno, apresenta a você opções de bares, restaurantes, lojinhas, tudo para o turista não sentir necessidade.

Com águas calmas e quentes, sem grandes ondulações ou correntes de retorno, a praia da Lagoinha é ideal para toda a família. Principalmente para famílias com crianças pequenas.

Esta praia é ideal para ver peixinhos através de suas águas transparentes. As Crianças adoram esta atividade!

Mar23

 Venha saborear, viver e aproveitar o que Floripa tem para você!

 

Santo Antônio de Lisboa – Localizada na parte norte da ilha de Santa Catarina a  16 km  da praia da Lagoinha, outrora  recebeu o nome de Nossa Senhora das Necessidades.  Este bucólico e pitoresco bairro guarda casas de arquitetura açoriana.  No mês de setembro acontece a Festa do Divino Espírito Santo, tradição esta desde o século XVIII.  Santo Antônio de Lisboa, também oferece aos visitantes os variados restaurantes com  rica gastronomia, principalmente na atmosfera noturna.

Ribeirão da Ilha  – Localizada no sul da ilha  a  57 km da praia da Lagoinha,  chamada também no passado de Freguesia de Nossa Senhora da Lapa, guarda construções arquitetônicas, vividas pelos colonizadores  açorianos. Além de suas construções, pode-se  saborear as deliciosas ostras que são produzidas na própria região.

Dunas da Joaquina – Localizada a 33 km  da praia da Lagoinha, as dunas da Joaquina é o “point” para diversão para aqueles que gostam de se aventurar no “sand board” e tirar lindas fotos. A entrada é gratuita e se você quiser praticar o sand  board/surf por primeira vez, não perca.

Mirantes da ilha –  2 mirantes para aqueles que querem tirar foto  e apreciar a vista das praias e dos morros da ilha de Santa Catarina. Vale muito apena! Os dois mirantes aqui que se destacam são:

  • Mirante da Lagoa – aqui você aprecia a vista da Lagoa da Conceição em direção ao mar.( a 32 km da praia da Lagoinha)
  • Mirante da Mole – aqui você aprecia a Lagoa da Conceição em direção a montanha. A vista é fantástica. Aproveite para tomar um café apreciando a paisagem. (a 28 km da praia da Lagoinha)

Lagoinha do Leste – uma praia exuberante que faz sinfonia com o conjunto de natureza mata,  rio, morro, praia e mar, localizada a  55 km da paria da Lagoinha. Para chegar até esta praia paradisíaca é necessário uma caminhada, muitas vezes com mais de 2 horas de duração, por duas trilhas uma na Praia do Pântano do Sul e outra na Praia de Matadeiro, também é possível chegar de barco.

Museu Histórico de Santa Catarina  – Palácio cruz de Souza – antiga sede do governo do Estado de Santa Catarina, localizado em pleno centro da cidade de Florianópolis.  Este palácio do século XVIII/XIX, que combina estilos neoclássico e barroco abriga hoje o luxuoso museu  histórico dos catarinenses. A  visitação diárias das 10:00 as 18:00 horas, e inclusive aos sábados e domingo das 10:00 as 16:00 horas (exceto as  segundas feiras)

Projeto Tamar – esse projeto genuíno voltado para a preservação das tartarugas é muito legal, localizado na Praia da Barra da Lagoa a 30 km da praia da Lagoinha. atende a todas as idades , mas as crianças adoram.! A visita é sempre guiada!

Fortalezas –  Para os portugueses garantirem as terras meridionais do Brasil de invasores, foram construídos ao redor da ilha fortes que guardam o passado desta linda ilha. As fortalezas são excelentes opções de passeio histórico. Os fortes mais importantes para visitação são: Santa Cruz de Anhatomerim, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones, também  pode-se visitar outros.

Museu de Arqueologia Costão do Santinho – Localizada na Praia do Santinho a 14 km da praia da lagoinha. O museu é a céu aberto e traz como principal atração as pinturas rupestres, feita pelos primeiros habitantes a milhares de anos atrás. Todo o trajeto é bem sinalizado com placas contando a história, tudo  preservado e organizado.

Parque Estadual do Rio Vermelho – Localizado no bairro Rio Vermelho a 19 km da Praia da lagoinha, encontramos o parque que abriga uma variedade animais pertencentes a mata atlântica. As visitas são guiadas de uma hora, o principal objetivo do parque é a conscientização ambiental. A paisagem da floresta é belíssima, você não pode perder.

Mercado Público – Localizado nol centro de Florianópolis. É um lugar onde para comprar roupas, artigos de praia, souvenirs que retratam a ilha. E também oferece excelente  gastronomia com bares e café ao ar livre (vão central do mercado). Os  argentino o chamam de “Mercado Amarillo”

Por   João S. Coelho