
Venha saborear, viver e aproveitar o que Floripa tem para você!
Santo Antônio de Lisboa – Localizada na parte norte da ilha de Santa Catarina a 16 km da praia da Lagoinha, outrora recebeu o nome de Nossa Senhora das Necessidades. Este bucólico e pitoresco bairro guarda casas de arquitetura açoriana. No mês de setembro acontece a Festa do Divino Espírito Santo, tradição esta desde o século XVIII. Santo Antônio de Lisboa, também oferece aos visitantes os variados restaurantes com rica gastronomia, principalmente na atmosfera noturna.
Ribeirão da Ilha – Localizada no sul da ilha a 57 km da praia da Lagoinha, chamada também no passado de Freguesia de Nossa Senhora da Lapa, guarda construções arquitetônicas, vividas pelos colonizadores açorianos. Além de suas construções, pode-se saborear as deliciosas ostras que são produzidas na própria região.
Dunas da Joaquina – Localizada a 33 km da praia da Lagoinha, as dunas da Joaquina é o “point” para diversão para aqueles que gostam de se aventurar no “sand board” e tirar lindas fotos. A entrada é gratuita e se você quiser praticar o sand board/surf por primeira vez, não perca.
Mirantes da ilha – 2 mirantes para aqueles que querem tirar foto e apreciar a vista das praias e dos morros da ilha de Santa Catarina. Vale muito apena! Os dois mirantes aqui que se destacam são:
- Mirante da Lagoa – aqui você aprecia a vista da Lagoa da Conceição em direção ao mar.( a 32 km da praia da Lagoinha)
- Mirante da Mole – aqui você aprecia a Lagoa da Conceição em direção a montanha. A vista é fantástica. Aproveite para tomar um café apreciando a paisagem. (a 28 km da praia da Lagoinha)
Lagoinha do Leste – uma praia exuberante que faz sinfonia com o conjunto de natureza mata, rio, morro, praia e mar, localizada a 55 km da paria da Lagoinha. Para chegar até esta praia paradisíaca é necessário uma caminhada, muitas vezes com mais de 2 horas de duração, por duas trilhas uma na Praia do Pântano do Sul e outra na Praia de Matadeiro, também é possível chegar de barco.
Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio cruz de Souza – antiga sede do governo do Estado de Santa Catarina, localizado em pleno centro da cidade de Florianópolis. Este palácio do século XVIII/XIX, que combina estilos neoclássico e barroco abriga hoje o luxuoso museu histórico dos catarinenses. A visitação diárias das 10:00 as 18:00 horas, e inclusive aos sábados e domingo das 10:00 as 16:00 horas (exceto as segundas feiras)
Projeto Tamar – esse projeto genuíno voltado para a preservação das tartarugas é muito legal, localizado na Praia da Barra da Lagoa a 30 km da praia da Lagoinha. atende a todas as idades , mas as crianças adoram.! A visita é sempre guiada!
Fortalezas – Para os portugueses garantirem as terras meridionais do Brasil de invasores, foram construídos ao redor da ilha fortes que guardam o passado desta linda ilha. As fortalezas são excelentes opções de passeio histórico. Os fortes mais importantes para visitação são: Santa Cruz de Anhatomerim, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones, também pode-se visitar outros.
Museu de Arqueologia Costão do Santinho – Localizada na Praia do Santinho a 14 km da praia da lagoinha. O museu é a céu aberto e traz como principal atração as pinturas rupestres, feita pelos primeiros habitantes a milhares de anos atrás. Todo o trajeto é bem sinalizado com placas contando a história, tudo preservado e organizado.
Parque Estadual do Rio Vermelho – Localizado no bairro Rio Vermelho a 19 km da Praia da lagoinha, encontramos o parque que abriga uma variedade animais pertencentes a mata atlântica. As visitas são guiadas de uma hora, o principal objetivo do parque é a conscientização ambiental. A paisagem da floresta é belíssima, você não pode perder.
Mercado Público – Localizado nol centro de Florianópolis. É um lugar onde para comprar roupas, artigos de praia, souvenirs que retratam a ilha. E também oferece excelente gastronomia com bares e café ao ar livre (vão central do mercado). Os argentino o chamam de “Mercado Amarillo”
Por João S. Coelho