Lagoinha do Leste

Jul05

Lagoinha do Leste

Novedades 0 comments

A Lagoinha do Leste é uma das praias mais bonitas de Florianópolis, fica localizada no sul da ilha. Praia preservada, com costões, lagoa, mata nativa e paisagens fantásticas, tornaram esta praia uma das preferidas da ilha.

Este paraíso é totalmente deserto, não há estradas e os acessos são pelas praias vizinhas. Para chegar até ela há somente duas maneiras: trilhas ou passeios de barco que partem da praia do  Pântano do Sul.

Além da praia, há uma atração fantástica, que é o Morro da Coroa. Uma montanha bem alta ao lado da praia, com pedras que formam um magnífico mirante natural.

A trilha do Pântano do Sul é o acesso mais utilizado e inicia na rua Manoel Pedro Oliveira.

É bem batida e o trajeto é praticamente todo pela sombra, no meio da mata, o trajeto consiste numa longa subida até o topo da montanha, com córregos de água fresquinha e depois uma descida até a praia . É menos extensa, e dura cerca de 1 hora em ritmo moderado.

A trilha a partir da Praia do Matadeiro é mais longa, e leva cerca de 2 horas. Porém, é menos íngreme e a mata, na maior parte do percurso, não é fechada, oferece paisagens fantásticas dos costões e da própria praia no caminho. São quase 6 km de extensão. Quase todo o trecho é de terreno irregular com muitas pedras. Há trechos no meio da mata, trechos abertos no alto da montanha e trechos pelas praias. Ela inicia na ponte de pedestres que fica entre a praia da Armação e a praia do Matadeiro.

O Morro da Coroa proporciona a melhor vista da Praia Lagoinha do Leste através de seu mirante espetacular. Pedras pontiagudas que parecem uma coroa no topo do morro, se sobressaem, formando mirantes.

Para chegar lá é preciso subir a trilha que é bastante íngreme e cansativa. A subida tem quase 1 km e o tempo para subir é de 30 min. A descida é um pouco perigosa e escorregadia e precisa ser feita com calma.

A praia da Lagoinha do Leste é extensa e de areia branquinha. O mar é geralmente bem agitado e a temperatura da água é fria.

A lagoa possui água de temperatura agradável, e não é muito profunda. Tem algumas dunas bem altas ao redor, ótimas para fotos.

Você pode ir até a Lagoinha do leste em qualquer época do ano, pois a experiência está mais em apreciar a natureza e as trilhas do que em curtir a praia, que é deserta e não possui estrutura.